A fim de realizar uma aula que fizesse a diferença na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, a professora Raquel Palmeira, responsável pelo Projeto de Vida, pediu a seus alunos que trouxessem um objeto de casa que expressassem alguma emoção. E dessa forma, os estudantes, um a um, foram falando de suas emoções, sentimentos e sonhos.
A dinâmica deu tão certo que, a partir daquele dia, a sala ficou diferente, os alunos passaram a ser mais amigos e a ajudar mais uns aos outros. E o vídeo da aula que foi publicado nas redes sociais teve uma repercussão excelente.
A professora Raquel destacou a sintonia alcançada na turma. “Sinto-me muito acolhida pelos estudantes ao ministrar o Projeto de Vida. Essa é uma unidade curricular nova para eles, no entanto, percebo que interagem bem e esperam ansiosos pelas aulas. Essa dinâmica superou minhas expectativas, e o alcance do vídeo que os estudantes produziram está sendo surpreendente”, frisou.
Para a estudante Maria Clara Rodrigues Terezan, 15 anos, foi uma aula que promoveu mudanças. “Participamos de uma dinâmica que nos fez refletir sobre nós mesmos, nossas dores, angústias e alegrias. Essa aula foi especial, despertou um rio de emoções e choros, pois conseguimos nos sentir acolhidos na sala ao ponto de compartilharmos como é a nossa vida. Destaco que o mais importante foi conseguir expressar nossos sentimentos sem sermos julgados ou demonstrar que somos frágeis”, contou.
O estudante Luiz Fernando Sobrinho Pereira, 15 anos, também compartilhou a experiência que teve durante a aula. “Eu trouxe um objeto e tinha que falar sobre a sua importância em minha vida. No momento, eu me lembrei de coisas que sinto saudades e me veio um sentimento tão forte, que chorei, e isso foi algo novo para mim, mas foi libertador”, afirmou.
Projeto de Vida
O Projeto de Vida leva em consideração a Escola Jovem em Ação e as competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio. “Nesse primeiro momento, tenho trabalhado temáticas voltadas para o autoconhecimento, para que os estudantes façam essa reflexão sobre si, suas histórias e vivências e, principalmente, sobre seus limites e emoções, pois trabalhar o estudante em sua integralidade exige que nós professores conheçamos a bagagem emocional que eles carregam”, frisou a professora Raquel, que trabalha com o Projeto de Vida conforme as instruções dos cadernos do Instituto de Corresponsabilidade da Educação (ICE).
O Projeto de Vida é um planejamento que os estudantes fazem ao longo do ano letivo e inicia com a identificação de suas habilidades, interesses e depois estabelecem as estratégias e metas para alcançar os objetivos. É um projeto dinâmico, que poderá ser modificado sempre que necessário.