Visando adquirir conhecimentos e atualizações sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, profissionais que são referências nas áreas da alimentação e nutrição da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) participam do XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e VI Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS) que ocorreram em João Pessoa, Paraíba, de 14 a 18 de abril.
O tema do evento foi Amamentação e Alimentação Complementar Saudável: Entrelaçando Culturas e Raízes. Alguns dos assuntos tratados foi o manejo clínico da lactação, o apoio à amamentação, segurança alimentar e sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, parentalidade, gestação, parto e nascimento, o problema do marketing e dos alimentos ultraprocessados e outros.
“O encontro é importantíssimo para nos atualizar sobre o tema amamentação. Adquirimos muitos conhecimentos, com certeza vamos levar novas propostas para melhorias dos nossos serviços”, afirmou a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos HMDR, Walkiria Pinheiro.
O nutricionista da SES-TO, Walter Soares, afirmou que “o evento foi incrível, com muitas conversas ricas de conhecimento acontecendo ao mesmo tempo, sobre diversos assuntos. Ter a oportunidade de vir participar é motivo de muita gratidão. Alguns dos aprendizados que adquiri aqui foi sobre o cuidado com a mãe, o impacto dos alimentos ultraprocessados, a intersetorialidade, e principalmente a importância da gente trabalhar em ações apoio e incentivo, para garantir a segurança alimentar e nutricional através do aleitamento materno e alimentação complementar saudável. Com certeza vou levar para a minha vida todo esse aprendizado”.
“A atenção Primaria é a principal ordenadora do cuidado, sendo a primeira porta de entrada do usuário do Sistema Único de Saúde. Nesta perspectiva a Atenção Primária do Estado faz a interlocução do Ministério da saúde com todos os municípios do Estado, monitorando as equipes, e apoiando em capacitações como essa. Nessa tratativa as áreas técnicas estão continuamente participando das capacitações e seminários que enriquecem ainda mais o conhecimento para replicar e apoiar os municípios do Estado”, afirmou a diretora da Atenção Primária da SES-TO, Cleidimar Rodrigues Soares de Abreu.