Uma edição histórica para marcar 55 anos de uma pulsante trajetória no cenário cultural do Brasil e do exterior. O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) promove, em 2024, a sua maior programação desde a retomada após a pandemia. Trinta e sete espetáculos de dez estados brasileiros – contemplando todas as regiões do país – e cinco países, ocupam teatros e espaços públicos com 70 apresentações, boa parte delas de graça, entre os dias 18 e 27 de julho.
O estado do Amazonas está representado com o espetáculo Bertoldo – Estudo nº 1, de Manaus. As apresentações ocorrem no dia 24 de julho, às 15h e 19h, no Centro Cultural Sesi. A peça é uma versão adaptada da história escrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, que explora, debaixo do mar, relações de poder com características profundamente humanas.
Com direção de Tércio Silva, a montagem visa manter o público engajado para desenvolver o senso crítico. O espetáculo utiliza a cadeia alimentar marinha como símbolo e ilustra de forma vívida o egoísmo e a violência de classe.
A história de Bertoldo, um tubarão que desejava ser humano, é contada com recursos como narrativa, música e objetos. Inspirado por um professor, Bertoldo desenvolve métodos para capturar, prender e comer peixes, encorajando os menores a se renderem aos maiores. Essa tática ainda é eficaz na sociedade atual, mostrando a importância contínua da mensagem de Brecht para um lugar mais diverso e justo.
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio da Amigos da Arte, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Governo da Bélgica, Governo de São Paulo, Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativas de São Paulo.