Estudante do Centro de Ensino Médio Tiradentes está entre os finalistas na Maratona Tech

O estudante João Victor Oliveira Dourado Costa, 17 anos, da 3ª série do ensino médio,  do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, venceu duas etapas da Maratona Tech, um desafio tecnológico realizado entre escolas de todo o país. Agora João Victor será convidado para participar da cerimônia de premiação marcada para ser realizada no dia 27 de novembro, em Curitiba, Paraná.

A Maratona Tech é destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da competição é apresentar o mundo da tecnologia para ajudar os estudantes na escolha da profissão.

“Eu gostei muito de participar dessa olimpíada, de reaplicar o pensamento computacional de forma diferente. Quando eu vejo uma oportunidade e sinto que vou me arrepender de não aproveitar, é porque ela será importante para o meu futuro”, ressaltou o estudante João Victor. Ele também já tem definido o que deseja para o seu futuro: cursar Engenharia de Software e Sistemas da Informação.

A professora Silvana Freiesleben, que leciona Língua Portuguesa e foi uma das educadoras que orientou os estudantes sobre a importância da maratona, contou que na escola 80 alunos participaram da competição. “O aluno João Victor concluiu os oito ciclos da 2ª fase e se destacou. A maratona ajuda a tornar os estudantes cidadãos digitais e a utilizar melhor a tecnologia e a desenvolver a comunicação, socialização e contemporaneidade”, frisou.

A olimpíada foi realizada em duas etapas, com os conteúdos alinhados à competência da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com foco no pensamento científico, crítico e criativo, cultura digital, autogestão e autonomia.

A Maratona Tech é idealizada pelo Movimento Tech e realizada pela Associação Cactus. Na edição de 2023, participaram da competição uma média de 914 mil alunos, representando mil municípios e todos os estados brasileiros.

Exit mobile version