Colégio São José, de Palmas, conclui projeto Tocantins01 de combate a incêndios

O Colégio Estadual São José, de Palmas, promoveu a primeira aula da disciplina Navegação Aérea no início deste mês. O componente curricular que envolve as áreas de geografia, matemática, física e computação está relacionado a operações reais de combate a incêndios florestais e é trabalhado com estudantes do ensino médio.

As atividades foram desenvolvidas em diversos espaços em Palmas, com o projeto Tocantins01 – STEAM e Tecnologias Aeronáuticas no Combate a Incêndios, que são alinhadas aos princípios da educação STEAM, que promove aprendizagem ativa e interdisciplinar, além de proporcionar aos estudantes da 1ª série do ensino médio a oportunidade de explorar temas como as variações climáticas e o combate a incêndios florestais.

Por meio da criação de protótipos, simulações de combate a incêndios e análise de dados climáticos, os estudantes desenvolvem competências alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O projeto trouxe para a sala de aula o uso de tecnologias aeronáuticas e aproximou os estudantes da realidade operacional de órgãos como o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), a NAVBRASIL e a CCR Aeroportos, que desempenharam papel crucial no desenvolvimento das atividades práticas.

Com as visitas técnicas à torre de controle e ao hangar, os estudantes puderam vivenciar de perto a aplicação de conceitos de navegação aérea, controle de tráfego e combate a incêndios, aprendendo diretamente com profissionais da área.

No Tocantins, é a primeira vez que a disciplina de Navegação Aérea é ministrada para estudantes do ensino médio, um marco significativo para os estudantes. Os estudantes tiveram a oportunidade de compreender como as tecnologias aeronáuticas e as operações de combate a incêndios são conduzidas no contexto das variações climáticas da região.

Durante o desenvolvimento das atividades, os estudantes acompanharam a dinâmica do tráfego aéreo e perceberam sua importância no combate a incêndios.

Um dos coordenadores do projeto, Leidison Lima dos Santos, enfatizou a importância da iniciativa: “Foi gratificante o engajamento dos estudantes. Eles se dedicaram completamente, desenvolvendo habilidades em várias áreas de forma interdisciplinar, conectando teoria e prática!”, ponderou.

O estudante Lucas Daniel falou sobre o impacto do projeto: “O projeto STEAM foi uma experiência única. É um projeto que coloca todas as áreas de conhecimento para o desenvolvimento de atividades na prática, e isso me fez pensar mais no meu futuro e no mercado de trabalho. A visita à torre de controle foi incrível, nos ajudou a entender como várias disciplinas se conectam”, finalizou o estudante Lucas.

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