O ato ocorre esta semana, do dia 16 a 19 de outubro.
Como parte do processo eleitoral, do dia 16 a 19, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza as Cerimônias Públicas de Geração de Mídias, Preparação e Verificação das Urnas Eletrônicas. No ato são geradas as mídias de segundo turno, ou seja, as memórias que serão utilizadas nas urnas eletrônicas usadas na segunda etapa do pleito eleitoral, no dia 27, quando acontece o ato pela primeira vez na história de Palmas. A iniciativa é realizada no cartório da 29ª Zona Eleitoral, na capital.
Neste processo, a partir dessa cerimônia pública são geradas as mídias. Na sequência, é realizada a preparação das urnas, onde é feito a transição da eleição de primeiro turno para segundo turno, inserindo estas mídias nos aparelhos eletrônicos de votação. Após esta etapa, de forma aleatória, as urnas são verificadas se os procedimentos foram executados corretamente, se os sistemas são os sistemas oficiais, e se foram lacrados.
Ao final desta preparação e verificação das urnas eletrônicas, estes aparelhos que já estavam lacrados desde o primeiro turno, são relacrados, devido a retirada das mídias do primeiro turno. Em uma cerimônia unificada, dia 16 serão geradas as mídias, e início da preparação das urnas que segue até o dia 19.
Para reforçar a segurança do processo eleitoral, por amostragem, são selecionadas algumas urnas eletrônicas e são testadas as funcionalidades e se estão com softwares oficiais. A cerimônia, que é registrada em ata, é aberta para a participação da sociedade, dos partidos, do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Tocantins (OAB), e demais convidados.
Objetivo Estratégico:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)