Um projeto que está fazendo sucesso no Colégio Militar José Alves de Assis, localizado em Pindorama do Tocantins, é o de Educação Financeira: Consumo e Renda. Por meio de rodas de conversas, aulas práticas e pesquisas, os estudantes vão adquirindo conhecimentos que ajudam a desenvolver uma consciência financeira.
O projeto foi apresentado na Semana Acadêmica de Matemática, que ocorreu no último dia 21 de outubro, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus de Palmas, pelo professor de Matemática José Carlos Borges de Sousa. Também colabora com as ações, a professora Iara Martins Sousa.
O projeto está sendo desenvolvido nas turmas do 9º ano do ensino fundamental e na 1ª série do ensino médio, abordando os seguintes temas: história da moeda e do Sistema Financeiro Nacional e conceitos sobre a matemática financeira, incluindo porcentagens, juros, uso dos cartões de créditos e de débitos, consumo consciente e tipos de investimentos.
“As aulas contam com métodos interativos, como gamificação e discussões em grupo, além de blocos de atividades práticas e feedbacks constantes dos alunos. O projeto tem proporcionado aos estudantes não apenas uma compreensão mais profunda dos temas abordados, mas também tem ajudado a desenvolver habilidades práticas e reflexivas sobre o uso consciente do dinheiro”, explicou o professor José Carlos.
O projeto de educação financeira está sendo realizado desde agosto de 2024 e tem o objetivo de capacitar os alunos para lidar com questões de consumo consciente e a gestão de renda pessoal. É um projeto que está integrado ao Projeto Político Pedagógico (PPP).
Nas próximas etapas do projeto serão abordados temas como a renda fixa e variável. “Desenvolvemos também uma aula prática na plataforma Clear, onde os alunos terão a oportunidade de explorar o mundo dos investimentos de maneira simulada, compreendendo as funcionalidades e operações de uma corretora de valores”, contou o professor José Carlos.
Os alunos têm se mostrado bastante envolvidos e receptivos com as atividades propostas. Em uma pesquisa recente aplicada entre os participantes, muitos relataram que agora conseguem entender melhor o funcionamento do sistema financeiro e como a Matemática se aplica ao cotidiano. A estudante Kauane Alves Carvalho, da turma 1ª série do ensino médio destacou a importância do projeto. “Está sendo essencial, pois ajuda a compreender sobre os tipos de investimentos, e acredito que irá me auxiliar muito no futuro”.
A estudante Geiciane Lemos de Sousa também comentou sobre suas aprendizagens. “Eu gostei do projeto, porque nos ajuda a reforçar os estudos sobre porcentagens e juros”, frisou.