SES-TO e SEDUC discutem ações conjuntas de combate às arboviroses

Teve início na segunda-feira, 18, a Semana Estadual de Mobilização, Prevenção e Controle das Arboviroses, que busca desenvolver ações integradas e estratégicas de prevenção e controle das doenças no Tocantins. A primeira ação da semana foi um encontro entre as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a participação da Universidade Federal do Tocantins.

A bióloga em saúde e gerente estadual de Vigilância das Arboviroses, Christiane Bueno Hundertmarck esclareceu que, “a reunião com setores da educação teve o intuito de discutir estratégias de ações preventivas a serem desenvolvidas tanto nas escolas quanto também nas instituições de educação. Além da Seduc tivemos a participação de representantes da Universidade Federal do Tocantins”.

Nesta semana a equipe da vigilância das arboviroses ainda fará encontros com representantes das secretarias estaduais de Meio Ambiente, Turismo e Comunicação, a fim de buscar medidas conjuntas.

Alinhamentos

Na última semana a gerência de arboviroses realizou encontros com representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS/MS), Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) para tratar das ações da semana, com o objetivo de mobilizar todo o estado.

Arboviroses

As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra “arbovirose” deriva de “arbovírus”, que significa “vírus transmitido por artrópodes”.

Exit mobile version