Projeto do Colégio Paroquial de Ananás é premiado na olimpíada da Fiocruz, no Rio de Janeiro

A estudante Marianny Gomes Coelho e a professora Moab Machado, do Colégio Estadual Paroquial São Pedro, de Ananás, participaram nesta terça-feira, 26, da solenidade de premiação nacional da 12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, RJ. A escola do Tocantins, incentivada pela Secretaria de Estado da Educação, venceu a modalidade projeto de ciências, ensino fundamental, com o projeto “Blitz Ecológica: valorização do Bioma Cerrado”, representando a região Centro-Oeste.

Para a escola, alunos e professores, a premiação representou um momento de conquista, orgulho, alegria e reconhecimento. A solenidade foi realizada no Campus Manguinhos, da Fiocruz, e foram premiados 37 trabalhos representando todas as regiões brasileiras, nas modalidades produção de texto, produção audiovisual e projeto de ciências.

O projeto Blitz Ecológica foi desenvolvido com as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e uma de suas ações foi a distribuição de mudas do bioma Cerrado, que teve como objetivo conscientizar motoristas sobre a importância da preservação ambiental. A blitz também envolveu estudantes e docentes da escola, promovendo a interação com a comunidade local em um esforço conjunto de sensibilização ambiental.

A olimpíada é direcionada a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e o objetivo é despertar o desejo de aprender, de conhecer, de pesquisar, investigar e estimular a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no país.

Momento de muita emoção 

Participar de uma cerimônia nacional de premiação, com a presença de estudantes e professores de todo o país, foi muito significativo para as duas representantes do Tocantins.

A estudante Marianny, 14 anos, fala de sua alegria em participar da solenidade nacional. “Representar minha escola e minha cidade na OBSMA, uma olimpíada tão importante, é algo que significa muito para mim, tanto no aspecto educacional quanto pessoal. Neste momento, sinto uma imensa felicidade e realização por essa oportunidade única”, frisou.

A professora Moab destaca o trabalho realizado no processo da olimpíada. Do Colégio Estadual Paroquial São Pedro, participaram 22 estudantes. “Eu estou extremamente feliz e vejo que não é apenas um momento de orgulho pelo trabalho desenvolvido, e sim um momento de incentivar cada vez mais meus estudantes a gostar e praticar ciências”, explicou.

Além da solenidade, Marianny e Moab participaram de uma visita técnica ao Jardim Botânico e outros pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Exit mobile version