Projeto de horta escolar desenvolvido por professores do Tocantins é apresentado em congresso internacional

Os professores Antônio Francisco de Carvalho e Daniela Machado Vieira Melo, do Colégio Estadual Cívico-Militar Tiradentes, de Formoso do Araguaia, participaram do Congresso Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca), edição 2024, realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro. Os professores apresentaram resultados da atividade “Horta Escolar no Colégio Estadual Tiradentes: um projeto educativo e sustentável para o desenvolvimento de competências no agronegócio e agricultura familiar”. O CAEduca desenvolve-se exclusivamente de maneira virtual.

Os professores Antônio e Daniela iniciaram a implementação da horta no ambiente escolar em fevereiro de 2024, com a Trilha de Aprofundamento: Agronegócio e Agricultura Familiar. E lá, estão sendo cultivadas plantas como o jiló, quiabo, cebolinha, coentro, pepino, abóbora, tomate tipo cereja, alface e couve.

O projeto promove o aprendizado prático, os benefícios de uma alimentação saudável, e ressalta a importância da economia familiar e do cuidado com a terra.  Em 2025, o projeto será publicado em um livro impresso pela editora americana Pembroke Collins, na coletânea Métodos e Práticas de Ensino e Aprendizagem.

Aprendendo com a prática 

A professora Daniela destacou a importância da aula prática para a aprendizagem. “A horta escolar demonstrou ser uma iniciativa transformadora no contexto educativo. Por meio do projeto, os alunos vivenciaram a prática da agricultura sustentável e adquiriram conhecimentos valiosos que integram a teoria ao campo de atuação”, comentou.

O professor Antônio Francisco também falou sobre a ação. “A experiência da horta escolar evidencia a importância de projetos pedagógicos que conectam os alunos com a prática do agronegócio e da agricultura familiar, preparando-os para atuar em um mundo cada vez mais consciente dos desafios ambientais e da necessidade de produção alimentar sustentável. A continuidade e a expansão de projetos como esse podem ampliar os benefícios, envolvendo mais alunos e a comunidade local, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a educação e o meio ambiente”, explicou.

A aluna Gabrielle Pinto ressaltou que a horta favoreceu o aprendizado acadêmico. “O projeto proporcionou benefícios emocionais e sociais, destacando o cultivo como uma ferramenta de promoção do bem-estar e integração social”, declarou.

O Congresso é realizado pelo Conselho Internacional de Altos Estudos em Educação. É um evento diversificado, que reúne pessoas com formações, ideias e práticas profissionais e acadêmicas diversas e que tem o objetivo central de discutir a educação do século XXI e as práticas democráticas e inclusivas que a fundamenta.

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