Colégio de Brejinho de Nazaré lança eBook com receitas típicas do cerrado

O Colégio Estadual Padrão, de Brejinho de Nazaré, lançou o eBook “Culturizando”, resultado de um projeto da eletiva de mesmo nome, que visa valorizar e preservar a cultura local. O documento reúne 38 receitas, onde os alunos exploraram e documentaram aspectos únicos da culinária típica.

A ação, que tem como intuito promover a identidade cultural, contribuir para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e da valorização do patrimônio local, traz como ingrediente das receitas, frutas típicas do cerrado como mangaba, jenipapo, murici, cajá, buriti, pequi, entre outros. Além das receitas o livro conta com 48 imagens que destacam os pontos turísticos e históricos da cidade.

O professor e idealizador do projeto, Kaio Alencar explica que o projeto vai além do ensino tradicional. “Conectou nossos alunos às suas raízes culturais, promovendo a valorização da gastronomia e da história do Brejinho de Nazaré. É emocionante ver o envolvimento e a dedicação de cada estudante, resgatando receitas de suas famílias e eternizando os encantos dessa cidade. Espero que este eBook inspire um olhar mais sensível sobre a riqueza cultural que nos rodeia”, pontuou.

Para a diretora Rita Ribeiro o eBook é resultado de um trabalho colaborativo que reflete o compromisso do colégio em oferecer uma educação que une tradição e inovação. “Ver nossos estudantes engajados, explorando suas habilidades culinárias e artísticas, e resgatar elementos da cultura local é motivo de grande orgulho para nossa instituição. Agradeço ao professor Kaio pela condução inspiradora desse projeto, que certamente deixará um legado significativo para nossos estudantes e nossa comunidade”.

A mãe de estudante Suian Barella revela que foi muito especial acompanhar seu filho durante o projeto. “Ele aprendeu receitas que fazem parte da nossa história familiar, que passa de geração a geração, mas que nem sempre temos tempo de ensinar no dia a dia. Além disso, participar desse momento juntos fortaleceu ainda mais nossos laços. Fiquei emocionada ao ver como ficou esse trabalho, ter a participação da família na escola é muito importante para a comunidade escolar”.

De acordo com o estudante Paulo Hotávio Mascarenhas participar da eletiva foi transformador. “Aprendi a valorizar e enxergar a natureza com outros olhos, a beleza das pessoas da nossa cidade e a importância de momentos em família e com amigos, como cozinhar juntos. Pude enxergar a riqueza das nossas tradições e descobrir coisas que nunca havia experimentado antes, como por exemplo, ir à beira do lago para fotografar a vista, encontrar pessoas pelo caminho que nos ajudaram disponibilizando suas imagens, tudo isso gerou uma grande satisfação”.

A estudante Anna Júlia Amorim afirma que teve a oportunidade de participar de várias experiências enriquecedoras durante a eletiva. “Essas experiências me ajudaram a entender mais sobre as culturas da minha cidade e do meu estado. Ver nosso trabalho ganhar vida nesse projeto nos enche de orgulho e nos faz valorizar ainda mais a cultura do nosso Tocantins”.

Exit mobile version