Estudantes promovem ações antibullying em escola de Colinas do Tocantins
Duas alunas da Escola Estadual Presbiteriana de Colinas do Tocantins promoveram, na unidade escolar, um momento de reflexão sobre o bullying e a violência nos ambientes de ensino. As jovens, por livre iniciativa, promoveram uma conversa dinâmica sobre comportamentos, atitudes e sobre a importância dos valores humanos, como o respeito e a compreensão.
Isadora Simonsen Pinho e Wanessa Maria Alcântara Cândido, 12 e 13 anos, respectivamente, ambas da turma do 8º ano do ensino fundamental, aproveitaram o Dia Nacional de Combate ao Bullying, celebrado no dia 7 de abril, para promover essa conversa significativa com os colegas. O Dia Nacional de Combate ao Bullying foi criado em 2016, com o objetivo de conscientizar e prevenir todos os tipos de desrespeito e abuso no ambiente escolar.
A aluna Isadora falou sobre o motivo de realizar a ação. “Percebemos o quanto o bullying tem afetado a convivência entre as pessoas. A nossa intenção é que as vítimas não se calem e tomem atitudes para combater essa prática na nossa escola”, contou.
A estudante Ana Luíza Alves participou da atividade e ressaltou a sua importância. “A conversa nos ajudou a refletir sobre os nossos atos que, em algumas situações, podem afetar outras pessoas de forma negativa. E também precisamos saber como proceder nas situações que somos afetadas pelo bullying”, comentou.
A educadora Aldean Abreu Soares, coordenadora de Programas e Projetos, destacou a iniciativa pela importância do protagonismo juvenil. “A ação deu tão certo que elas vão realizar em outras turmas”, afirmou.
Já a professora Telma Lacerda, que leciona Língua Portuguesa e que acompanhou as alunas em sua apresentação, ressaltou o esforço e a iniciativa das estudantes. “As alunas realizaram o protagonismo com excelência. Conscientizaram os colegas de que a prática desta ação é crime e gera traumas. E também frisaram sobre a importância de denunciar quando necessário”, esclareceu.