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EDUCAÇÃO

Escola Estadual de Ananás é destaque na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

A Escola Paroquial São Pedro, em Ananás, foi classificada na modalidade Projeto de Ciências com a iniciativa “Blitz Ecológica: Valorização do Bioma Cerrado” na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA). O resultado foi divulgado no início deste mês pela Fundação Oswaldo Cruz.

A classificação garantiu à escola uma vaga na etapa regional da 12ª OBSMA, que ocorrerá no dia 25 de outubro em Brasília. Representando a unidade escolar no evento estarão a professora Moab Machado e o estudante Levi Emanuel Silva, que viajarão à capital federal para receber o prêmio da etapa Centro-Oeste.

O estudante Levi Emanuel Silva compartilhou sua emoção ao falar sobre a conquista. “Compartilhar este momento de aprendizagem é muito especial, porque aprendemos cada vez mais sobre o bioma do nosso Cerrado. Estou muito feliz por ter sido selecionado e por dar este orgulho à minha mãe. Participar desta iniciativa foi uma etapa muito importante para mim e para meus colegas, que se esforçaram nas ruas para realizar a Blitz Ecológica”, ressaltou.

O projeto “Blitz Ecológica” foi desenvolvido com as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, foram distribuídas mudas do Bioma Cerrado, que teve como objetivo conscientizar motoristas sobre a importância da preservação ambiental. A blitz também envolveu estudantes e docentes da escola, promovendo a interação com a comunidade local em um esforço conjunto de sensibilização ambiental.

A estudante Marianny Gomes Coelho também expressou sua alegria em participar da ação. “Estou extremamente feliz por nosso projeto ter sido um dos selecionados para a fase regional. Essa conquista é um reconhecimento do nosso esforço e dedicação. Fiquei realizada ao saber que conseguimos destacar a importância do cerrado e sensibilizar mais pessoas sobre sua preservação. Estou animada para a etapa nacional”, enfatizou.

A professora Moab Machado também ressaltou a relevância do projeto. “A realização dessa ação foi um instrumento para fortalecer a Educação Ambiental na escola, proporcionando o sentimento de pertencimento e viabilizando mudanças positivas de valores, princípios e atitudes em relação à preservação do bioma Cerrado”, concluiu.

Ainda segundo a professora, o projeto ofereceu aos estudantes a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula na realidade, promovendo o desenvolvimento de habilidades e reforçando a importância da preservação ambiental.

A classificação na fase regional abre caminho para a etapa nacional, que será realizada em novembro no Rio de Janeiro. Nesta fase a escola será representada novamente pela professora Moab Machado, desta vez acompanhada pela estudante Marianny Gomes.

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