PALMAS
EDUCAÇÃO

Governo do Tocantins incentiva a participação de estudantes indígenas na 9ª Feira de Ciências do Estado

Com foco na divulgação e na valorização de costumes e tradições dos povos originários, o Governo do Tocantins convida estudantes indígenas para participarem da 9ª Feira de Ciências do Estado do Tocantins (9ª Fecito). As inscrições serão feitas on-line, pelo link: https://www.even3.com.br/fecito2024/, entre os dias 17 e 31 de outubro.

A Feira contempla a submissão de trabalhos realizados por alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio (1º e 2º ano), sob orientação de um professor. O projeto se divide em duas categorias: Iniciação à Pesquisa A, para o ensino fundamental; e Iniciação à Pesquisa B, para o ensino médio.

A ação é uma iniciativa da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), visando estimular a popularização da ciência e divulgar a produção de trabalhos científicos de estudantes e professores da Rede Pública de ensino do Estado do Tocantins. Os cinco trabalhos escolhidos pela Comissão Científica da Fecito serão premiados com o prêmio Professor Doutor Gecilane Ferreira.

Assim como a Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), que incentiva a criação de trabalhos que perpassem temáticas presentes nas vivências da população indígena, a feira apoia a formulação de projetos com temáticas sobre a sustentabilidade socioambiental e a valorização da diversidade etnocultural. Alguns dos temas propostos pela ação são:

  • Conhecimento Tradicional e Biodiversidade: Estudo das práticas indígenas de manejo sustentável da floresta;
  • Mitologia e Conservação: Lendas e mitos da Amazônia e do Cerrado, personagens mitológicos e a proteção da natureza, rituais e festividades tradicionais e Arte;

Sustentabilidade: Arte ecológica, expressão cultural e meio ambiente, intervenções artísticas em espaços naturais, artesanato sustentável.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also
Close