Governo do Tocantins apresenta plano de ação para fortalecimento da Educação Indígena
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apresentou um plano de ação voltado para o fortalecimento da Educação Indígena, durante reunião do Conselho Estadual de Educação Indígena (CEEI), realizada nesta terça-feira, 29, na sede da Seduc.
A proposta integra o Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (PROFE Indígena) e visa ampliar a qualidade e o alcance das ações educacionais para as comunidades indígenas do estado, respeitando as especificidades culturais e linguísticas de cada etnia.
O Plano de Ação aborda as propostas de melhorias na qualidade de ensino, infraestrutura escolar e gestão de recursos. As principais ações incluem: desenvolvimento de material didático culturalmente apropriado, reforma e construção de escolas, além de melhorias no transporte e na alimentação escolar, com foco nas tradições locais.
O diretor de Educação dos Povos Originários da Seduc, Amaré Gonçalves Brito, destacou que o plano de ação foi construído a partir de um diagnóstico detalhado de cada escola indígena do Tocantins. “Esse trabalho, que nunca havia sido feito antes, nos permitiu identificar desafios específicos para cada uma das oito etnias indígenas. Com base nesses dados, propusemos soluções concretas para melhorar a qualidade da educação escolar indígena. Já temos ações em andamento, como o PROFE Indígena, a Política Estadual de Educação Escolar Indígena e o Alfabetiza Mais Tocantins Indígena, com kits de materiais de qualidade para os estudantes”.
O presidente do CEEI, Adriano Karajá, ressaltou o empenho da Seduc para o fortalecimento da educação indígena. “Os desafios nas escolas indígenas são imensos, mas é preciso parabenizar e reconhecer os avanços que têm sido feitos. Este plano de ação demonstra um comprometimento verdadeiro com a educação escolar indígena. Sabemos que ainda há muito a ser realizado, mas é animador ver uma equipe inteira se mobilizando e apresentando um plano estruturado, evidenciando um direcionamento claro sobre o que precisa ser feito”.
Educação escolar indígena
A educação indígena no Tocantins está presente em seis das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs): Gurupi, Pedro Afonso, Miracema, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis e Araguaína; e abrange 96 escolas e 38 extensões, com 6.329 estudantes e 635 professores, que atendem oito povos indígenas do Estado.