PALMAS
EDUCAÇÃO

Escola Estadual do Setor Sul cria estratégias para o ensino da tabuada visando ampliar a aprendizagem

A equipe de professores de Matemática da Escola Estadual do Setor Sul, em Palmas, está desenvolvendo o projeto Tabuada, que visa assegurar que todos os estudantes que cursam do 7º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio tenham uma base sólida em Matemática. O empenho dos estudantes e os resultados estão tão satisfatórios que a escola escreveu o projeto no Prêmio Escola que Transforma, desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, visando promover as melhores iniciativas educacionais desenvolvidas nas escolas públicas.

O projeto está sendo desenvolvido pelos professores Mirene Silva, Gilberto Aires, Alena Carvalho e Adriano Pereira, sob a coordenação do professor Marco Antônio. Esse trabalho nasceu a partir da necessidade de fortalecer os conhecimentos básicos para que os estudantes tenham mais segurança para avançar nos estudos.

Nas aulas de Matemática, a tabuada ganha espaços, sendo estampadas em lápis, em contracapas dos cadernos e em tabelas espalhadas pela sala de aula. E na Escola Estadual Setor Sul, os conteúdos da tabuada são disseminados por meio de estratégias como bingos, exercícios de fixação e brincadeiras.

“Esse projeto surgiu quando observamos que alguns alunos apresentavam dificuldades nas questões que envolviam as quatro operações, principalmente, quando a operação se referia a números irracionais. E já percebemos que essa iniciativa contribuiu para ampliar o aprendizado”, explicou a professora Mirene.

Como ação do projeto, serão escolhidos dois estudantes de cada turma e esses alunos finalistas participarão do campeonato de tabuada, que ocorrerá no dia 28 de novembro.

Campeonatos de tabuadas 

A estudante Giovanna de Souza Pinto, 16 anos, aprovou as dinâmicas de ensino em sala de aula. “O meu professor de Matemática, Gilberto Aires, nos apresentou plataformas digitais de estudos e estamos nos preparando para o campeonato de tabuada que a escola realizará. Essas competições nos ajudam a estimular o raciocínio lógico”, contou.

A estudante Syane Lima da Silva, 16 anos, também participou de competições de tabuada nas plataformas digitais. “Essas atividades ajudam muito os alunos a aprenderem a tabuada e a desenvolver a rapidez em responder às questões. E ao mesmo tempo, estamos nos preparando para as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, comentou.

A estudante Rãnyran Tainá Alves de Carvalho, 13 anos, é uma das alunas que se desenvolveu muito com as atividades. “Quando eu cheguei na escola tinha muita dificuldade com os conteúdos de Matemática. O professor Adriano fez a diferença em minha vida, ele explicou de uma forma que estou aprendendo. Para mim a Matemática é como um quebra-cabeça, temos que procurar peça por peça para montar”, contou.

O professor Adriano comentou sobre a importância do projeto. “Dominar a tabuada melhora a compreensão matemática, facilitando o aprendizado de conceitos mais avançados. No projeto estamos usando as ferramentas para facilitar o desenvolvimento e habilidade em matemática, com isso, irá ajudar a resolver as questões com mais agilidade e precisão. Esse projeto já proporcionou uma melhora significativa na aprendizagem dos alunos”, explicou.

Professor Gilberto Aires ressaltou as aprendizagens. “Eu observei que os estudantes estão mais interessados em participar das atividades, estão treinando, e percebemos que eles estão tendo um bom rendimento em sala de aula”, afirmou.

A professora Alena destacou que o campeonato ajudou a desenvolver habilidades e promoveu mais motivação na sala de aula.

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