Brinquedoteca do HGP ameniza impactos da hospitalização nas crianças
Para amenizar o impacto da hospitalização, o Hospital Geral de Palmas (HGP) oferece às crianças internadas, uma brinquedoteca. O local disponibiliza brinquedos, livros, jogos educativos, entre outros que fazem a alegria aos pequenos.
No local é estimulado o brincar, uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.
Segundo a psicóloga da Humanização, Vanessa Flores Lima, “o principal objetivo da brinquedoteca é a garantia do direito de brincar à todas as crianças, ofertando a possibilidade do brincar livre, minimizando o impacto da internação hospitalar. Para a criança brincar é vida, assim como comer, beber água. Criança que não brinca adoece”.
A profissional acrescentou que “quando a criança está internada, se desconecta do seu ambiente natural e o brincar ajuda a resgatar o seu ambiente, por meio da fantasia. Além disso, ajuda a criança a esquecer por alguns momentos do sofrimento”.
Moradora de Itaguatins, Naiza Guimarães acompanha o filho Hariel durante tratamento e aproveita o espaço. “É importante este local pois ajuda passar tempo das crianças que estão internadas no HGP. Auxilia a diminuir o estresse do paciente no leito. Ele gosta de brincar aqui. É muito legal. O local ajuda bastante a distrair um pouco e esquecer que está internado”, declarou.
As pessoas ou empresas interessadas em colaborar com o acervo do local, podem entrar em contato, pelo WhatsApp telefone (63) 3218-7898.